[PT]

«Marionetas em Viagem» é o projecto de internacionalização da Associação Cultural O Mundo do Espectáculo (ACOME). Entre 2012 e 2013 a aposta será na internacionalização do Núcleo de Marionetas, pelo que o projecto inclui a apresentação do espectáculo de marionetas "Cais Vivo" e a realização da oficina de manipulação a quatro mãos "Como se manipula uma marioneta". Em Dezembro de 2012 o Núcleo de Marionetas representou Portugal no 27ème Festival International de Neapolis du Théâtre pour Enfants, com apresentações em Nabeul e em Tunes, na Tunísia. Em Abril de 2013 será a vez da Índia, com a participação no 11th Ishara International Puppet Festival, que se divide entre Gurgaon e Nova Deli. No regresso a Portugal está prevista a participação no 18ª Mostra Internacional de Teatro para o Pequeno Público - Sementes (a aguardar confirmação). .

Até à data, esta digressão internacional conta com o Apoio à Internacionalização das Artes da Direção Geral das Artes / Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Almada e Fundação Oriente. A secção Cultural da Embaixada de Portugal na Tunísia e na India apoiaram ao nível da divulgação in loco.



[EN]

"Marionetas em Viagem" (Travelling Puppets) is the international touring project of the Cultural Association O Mundo do Espectáculo (ACOME). It regards the Puppet Cluster and, between 2012 and 2013, this project includes the presentation of the puppet show "The Pier is alive" and the execution of the workshop on four-handed manipulation "How to manipulate a puppet". In 2012 the Puppet Cluster represented Portugal at the 27ème Festival International de Neapolis du théâtre pour Enfants, with shows both in Nabeul and Tunis, in Tunisia. During April 2013 the group will present their work in India, at the Ishara International Puppet Festival, happening both in Gurgaon and New Delhi. Back to Portugal, in May 2013, they'll participate in the 18ª Mostra Internacional de Teatro para Pequeno Público - Sementes (International Theater Festival for Children - Seeds) (waiting confirmation).

Up to this date, this international project is supported by Apoio à Internacionalização das Artes da Direção Geral das Artes /Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Almada and Fundação Oriente. The Portuguese Embassy's Cultural section in Tunisia and in India gave support by divulging the event in the country.






sexta-feira, 1 de março de 2013

Quinzena da Juventude de Almada - ENTRADA LIVRE


Imagem inline 1


O ESPECTÁCULO

Um cais intemporal, único e, ao mesmo tempo, semelhante a muitos outros lugares do mundo.
Um espaço que está à espera: à espera de ser outra coisa a partir daquilo que já é.
Um espaço com um passado cheio de vida e um futuro para descobrir.
São muitas as vontades e os desejos para a nova vida deste cais, será que podem coexistir sem tirar ao cais a sua identidade?
Afinal, quantas vidas cabem na vida de um cais?
Deixemos que os sonhos e a poesia nos indiquem o caminho...
O espetáculo “Cais Vivo” teve como ponto de partida a paisagem e a vivência quotidiana do Cais do Ginjal, em Almada, através dos tempos.
A dramaturgia nasceu e cresceu a partir das memórias daquela zona e das expectativas dos habitantes da cidade sobre o seu futuro.
Os criadores, oriundos do teatro de marionetas, da cenografia, da dança, da música e do audiovisual, utilizam o cruzamento de linguagens para apresentar um espaço visual e sonoro dinâmico. O cenário, em contínua transformação, vai sendo povoado por objetos e personagens históricos ou lendários, projecção de filmes de animação, coreografias e narrativas que convidam o público a criar a sua própria interpretação sobre o património da sua cidade.


Última representação em Portugal antes da partida para Nova Deli, Índia. 


NÃO PERCAM!

https://www.youtube.com/watch?v=pGup8zhDmPY


EQUIPA

Criação: Ana F. Gouveia, Ângela Ribeiro, Catarina Pé-Curto, Joana Sabala | Interpretação: Ana F. Gouveia, Ângela Ribeiro | Sonoplastia e música original: Daniel Morgado | Luz: Jorge Fernandes | Recolha documental: Centro de Arqueologia de Almada, Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Agrupamento de Escolas da Alembrança - Feijó, projetos Férias Artísticas e Actos Urbanos da Associação Cultural O Mundo do Espectáculo | Produção: Associação Cultural O Mundo do Espectáculo

Duração: 60m
Faixa etária: M/ 6


Actividade integrada na Quinzena da Juventude de Almada de 2013